Normalmente a hidratação vai repor ou manter a umidade que os fios perdem no dia a dia, seja pelas ações do tempo ou maus hábitos - como lavar os cabelos com água muito quente por exemplo - e é indicada para todos os tipos de cabelos, mas quem mais se beneficia dela é quem possui um cabelo com danos mais leve, o que não quer dizer que cabelos com danos mais severos não precisem, mas nesse caso a frequência será menor, já que danos mais severos necessitam de tratamentos mais potentes.
Os cremes de hidratação são os mais fáceis de se encontrar nas prateleiras por aí a fora, e possuem uma composição simples, com ingredientes que não costumam pesar nos fios.
Os ingredientes mais comuns encontrados nas máscaras de hidratação são:
- Pantenol
- Vitaminas
- Extratos de frutas e vegetais
Logo, podemos perceber que não há uma necessidade de se fazer um grande investimento em um creme de hidratação para os cabelos, até porque podemos acrescentar vários outros ingredientes para "turbinar" essas máscaras e adequá-las as nossas necessidades. Geralmente, a diferença entre os produtos mais caros é que eles são mais concentrados, mas isso nem sempre faz diferença no resultado final.
O que eu mais gosto de acrescentar nas minhas máscaras, na hora de hidratar, são algumas ampolas de vitaminas ou açúcar. Este último é o meu favorito!!!!!
Como a hidratação é um tratamento mais leve, a frequência de aplicação vai de cada um. Vale fazer uma vez por semana ou a cada lavagem, substituindo o condicionador por máscaras de tratamento. Se bem que hoje os condicionadores estão com uma ótima formulação.
Abaixo, uma foto com as máscaras de hidratação que tenho no momento. De todas, as minhas favoritas são a da Matrix e a Monange.
Espero que tenha auxiliado e que tenham gostado.
Beijos e até a próxima :*