Páginas

domingo, 6 de agosto de 2017

Máscara Umectante Cachos Sim! Haskell

Tem um tempinho que ganhei de uma amiga uma amostra grátis da máscara umectante Cachos Sim! da marca Haskell Cosméticos. Desde então venho testando e só agora consegui ter uma opinião concreta sobre o produto. 



Segundo o fabricante:



”A valorização dos cachos é a certeza de que a beleza natural é a melhor forma de se sentir bem e feliz, do jeito que realmente somos por dentro e por fora.
Desenvolvida para mulheres poderosas, Cachos sim! é uma linha de produtos para cabelos crespos e cacheados, criada exclusivamente para ressaltar o melhor de cada cacho.
Colágeno + Óleo de Coco
• O colágeno proporciona elasticidade ao fio e atua na retenção da água nos cabelos, hidratando e mantendo a forma dos cachos, além de prevenir a quebra.
• O óleo de coco é rico em vitaminas E e possui alta afinidade com a fibra capilar. Atua como um poderoso antioxidante, além de nutrir e suavizar os cachos.” (Informação retirada do site da marca).



Na prática:



A máscara tem aquela consistência que a maioria das pessoas gostam, consistente o suficiente para não escorrer do pote se virado de cabeça para baixo. O cheirinho é bem agradável e não chega a permanecer no cabelo durante muito tempo. Quanto ao seu desempenho, tive certa dificuldade em avaliar no começo porque não conseguia definir se ela era hidratante ou nutritiva ou reconstrutora. Sim!!! Reconstrutora. Por quê? Porque não é aquele tipo de produto que “desmaia” o cabelo. Não cheguei a sentir aquele peso que máscaras nutritivas costumam deixar nos meus cachos, mas também não chegou a ficar um com aquele aspecto totalmente indefinido de quando uso máscaras hidratantes. O cabelo ficou com um aspecto tratado, mas com pouca emoliência, características que percebo quando faço reconstrução. Só que na lavagem seguinte ao uso do produto o cabelo fica muito macio e super definido, o que caracteriza que o produto realmente faz um tratamento no fio, ou seja, você não sente que  seus benefícios duram somente até a próxima lavagem.
Além do óleo de coco, sua composição possui outros óleos como óleo de milho, óleo de girassol bem como proteínas hidrolisadas, aminoácidos e extratos vegetais o que faz do produto um intermediário entre nutrição e reconstrução, já que não possui queratina na formula.
No meu cronograma, usaria a cada 15 dias ou uma vez por mês.

A máscara umectante Cachos Sim! Pode ser encontrada na internet ou perfumarias e o preço costuma variar um pouco. Cheguei a ver por pouco mais de 30$ como por pouco mais de 50$. É questão de pesquisar. 

PS: não tem antes e depois do uso porque, na minha opinião, resultado de máscaras capilares são mais sensoriais do que visuais. 




domingo, 25 de junho de 2017

Shampoo Condpoo Love Cachos Capicilin

Sou uma viciada em cosméticos de cuidados capilares, mas quando se trata de shampoo, costumo ser fiel aos meus preferidos e um dos motivos é que geralmente são poucos aqueles que não ressecam meus fios então, quando encontro um produto que me agrada acabo sempre repetindo a compra. Só que ultimamente, com tantas novidades nas prateleiras das perfumarias e com formulas tão interessantes, acho que seria interessante procurar novas marcas e assim quem sabe encontrar novos preferidos.
Essa busca será um tanto árdua porque ainda sou uma pessoa que não possui a mente muito aberta para esse tipo de produto já que ainda faço questão de sentir a espuma nos fios. Sim, eu sei que espuma não é sinônimo de limpeza, mas no meu caso é mais por uma questão sensorial, ou seja, eu meio que me oriento pela formação de espuma nos fios pra ter certeza que fiz massagem em todos os cantos dos cabelos e couro cabeludo.
E o pontapé inicial na busca de um novo shampoo preferido começou com o Shampoo Condpoo da linha Love Cachos da Capicilin e o que me levou a escolher esse produto na prateleira foi a sua composição.

Sobre o produto:



O Shampoo Condpoo Love Cachos, como diz o nome, tem a proposta de fazer uma limpeza condicionante nos fios. Com pouca formação de espuma é também  livre de sulfato, parabenos e  petrolatos. Possui em sua composição óleo de coco, óleo de abacate, aloe vera e D-pantenol. Sua consistência é bastante líquida e o cheiro é bem agradável ao meu olfato.

Minhas considerações:

Quando comprei já imaginava que iria estranhar o fato de fazer pouca espuma e por isso não me incomodei, já sua consistência foi algo que estranhei bastante. Por ser muito líquido acaba ocorrendo desperdício porque escorre facilmente entre os dedos. A limpeza realmente é condicionante o que mostra que o produto cumpre com o que promete, mas não achei que limpa como um shampoo e sim como um condicionador pra co-wash. 
Como não sou adepta a técnica de limpeza com condicionador não considero como um preferido, mas não reprovo porque a ideia do produto é de ser parecida com condicionador mesmo. 

Composição:



Beijos e até a próxima ;)

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Resenha: Gelatina Definidor Natural #LoveCachos Capicilin

Tenho um carinho especial pela Capicilin porque foi uma das primeiras marcas a lançar produtos específicos para a estilização do cabelo cacheado, sendo então a G-Gelatina o primeiro produto que eu utilize na vida pra esse fim e que é ainda um produto que tenho muito amor!!!
 Recentemente algumas marcas lançaram linhas toda bonitinhas direcionadas para o cuidado dos cabelos cacheados e a Capicilin não ficou pra trás. A linha que eles lançaram ganhou o nome de #lovecachos e é composta por vários produtinhos com proposta bem legal. Como sou "a loka" do finalizador, e  busco sempre definição dos cachos, acabei escolhendo pra testar a Gelatina Definidor Natural, que aparentemente possui uma proposta semelhante a G-Gelatina só que com uma composição bem mais rica.



Segundo o fabricante:
A gelatina é um definidor natural que deixa os cachos perfeitos e definidos, com movimento e balanço. possui em sua composição Óleo de Abacate, Óleo de Coco, D-Pantenol, e Aloe Vera e é indicado para cachos de todas as curvaturas.


Utilizando o produto:


A consistência da gelatina é bem líquida, bem semelhante a G-Gelatina e, a Testei de várias formas e mesmo em conjunto com meu creme de pentear mais potente não consegui definição. Também notei que o cabelo ficou com um toque um pouco áspero no day after porém, acordei no dia seguinte com o cabelo do mesmo jeito que no dia que finalizei. Em contrapartida, o produto cumpre o que promete quando se trata de movimento e com um adicional: deixa o cabelo com um brilho maravilhoso!!!!
pesar de estar escrito no rótulo ”Definidor Natural”, não foi bem isso que notei, pelo contrário. Meus cachos ficaram com bastante frizz e consequentemente com bastante volume, o que particularmente não sou muito fã. Não que esse aspecto seja ruim, não é isso, mas eu prefiro que os cachos fiquem mais definidinhos e com ar mais “arrumadinho”.
A maneira que eu usei, e que ficou mais próximo de definição, foi misturando a gelatina ao creme de pentear na hora da aplicação. O resultado ficou bem melhor, mas ainda não me deu a definição esperada. Mas esse será o jeito que vou usar até o produto acabar.
Uma pena o produto não ter funcionado comigo porque a composição é ótima!!! Mas acho que vale a
pena testar os demais finalizadores já que possuem uma composição semelhante mesmo que com outras propostas.
Quem tem cachos de curvatura a partir de 3b e não abre mão de volume, acredito que vá gostar muito dessa gelatina. Quem prefere definição e não faz questão de volume talvez não goste tanto.

Composição:


O produto, assim como a linha completa, você encontra em diversas perfumarias e lojas online e o preço gira em torno de 12$ aproximadamente.


segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Porosidade Capilar: o que é e como cuidar.

Seu cabelo está rebelde, áspero, embaraça com facilidade, fica muito arrepiado em dias úmidos? Pois é, seu cabelo pode estar com porosidade alta!!!



A camada externa do fio de cabelo é formada por um conjunto de micro escamas chamadas de cutículas. Em um cabelo saudável as cutículas estão alinhadas (fechadas) e cobertas de uma camada de gordura que faz com que o cabelo fique sedoso e com muito brilho. Como mencionado na postagem sobre Nutrição, quando ocorre a perda dessa camada de gordura, essas escamas se abrem e, quando estão muito abertas o resultado disso é um cabelo opaco, áspero, extremamente rebelde e com bastante frizz indicando alta porosidade. O cabelo não responde aos tratamentos realizados e perde toda a sua forma, seja ele liso ou cacheado, dando ao cabelo um aspecto de descuido.  Um dos fatores que interferem drasticamente na abertura ou fechamento dessas escamas é o pH, que vamos fala rum pouco mais logo abaixo. 

O pH dos Cabelos.
O pH (potencial de hidrogênio) é o que determina se substâncias são ácidas ou alcalinas. É medido conforme tabela abaixo:

A pele do nosso corpo e também nossos cabelos possuem um valor de pH entre 4,5 a 5,5 quando estão saudáveis  o que indica um caráter levemente ácido, conforme podemos observar na tabela. Acontece que as cutículas dos cabelos são muito sensíveis e o uso de qualquer produto com valores de pH muito acima de 5,5 pode deixá-las abertas e causar a temível porosidade.
Um shampoo infantil, por exemplo, possui valores de pH entre 7 e 7,5 (como no couro cabeludo do bebê e também para evitar irritação), que já é suficiente para abrir as escamas dos cabelos de um adulto, por esse motivo muitas pessoas reclamam de ressecamento ao usarem esse tipo de produto. Em um shampoo anti resíduos esse valor costuma ser entre 6,5 a 8,0 e em shampoos mais leves e cleasings esse valor está entre 4,5 a 5,5.
O condicionador também possui um papel importante na hora de manter ou regular o pH do cabelo e não faz o papel somente de doar maciez aos fios. Como possui valor entre 3,5 a 4,5 é utilizado para fechar as escamas que possivelmente foram abertas pelo shampoo durante a lavagem.

São muitos os fatores que podem ocasionar danos aos fios e deixá-los porosos. Má alimentação, uso excessivo de fontes de calor (chapinha e secadores), processos químicos como descoloração e alisamentos, ou mesmo característica genética. Cbelos cacheados, por exemplo, costumam ter uma certa tendência a porosidade por isso possuem o temível frizz.

É importante lembrar que esse tipo de dano nem sempre é fácil de se tratar. Em um cabelo muito danificado o máximo que conseguimos é selar essas cutículas temporariamente afim de proteger o córtex de maiores danos e dar ao cabelo um aspecto menos ressecado. Infelizmente a fibra capilar não se regenera então é necessário seguir com os cuidados ainda assim para que os cabelos cresçam novamente e com mais "saúde".

 Produtos Acidificantes

Com o avanço da tecnologia dos cosméticos, chegaram as prateleiras das perfumarias produtos destinados a regular o pH do cabelo. Geralmente esses cosméticos possuem índice de acidez em torno de 2 a 3,5 e são indicados para utilização em conjunto na hidratação ou após processos químicos como descoloração.
Algumas pessoas utilizam também o Vinagre de maçã como acidificante. Nesse caso, ele deve ser diluído em água para não causar irritação na pele e olhos.

Cuidados Com Um Cabelo Poroso

  • Cabelos porosos precisam repor lipídios e essa reposição é feita utilizando máscaras nutritivas, ricas em óleos e manteigas;
  • Produtos com Ceramidas na composição são muito bem vindos; 
  • Umectação é essencial. Ao menos uma vez por semana utilize um óleo vegetal (sem parafina) com pausa de pelo menos 3 horas;
  • A escolha do shampoo também é muito importante. Ele deve ser hidratante e de pH baixo. De preferência sem sulfato, mas não é uma regra. Existem muitos shampoos com sulfato no mercado que não agridem tanto o cabelo; 
  • Utilize um acidificante uma vez por semana e também produtos  com pH entre 3,5 a 5,5;

 Para dar uma ajudinha, produtos que eu uso e indico:

Shampoo:
O custo benefício desse shampoo é ótimo. Não tem sulfato e faz uma limpeza digna e sem ressecar.
 Um dos shampoos mais hidratantes que sui na vida!!! Tanto que seu eu uso com frequência minha raiz fica oleosa.


Condicionador:

Não costumo usar condicionador então esse é um dos únicos que não fico sem.
Máscaras:

Melhor máscara de hidratação da minha coleção!!
]


Minha Nutrição favorita!!
 Considero a Dream Cream da Lola uma reconstrução leve. como é um produto rico em aminoácidos é um excelente aliado contra porosidade.
Óleo Vegetal:
Todos amam óleo de coco mas o meu preferido pra etapa umectação é o óleo de amêndoas doce :)





Acidificante:

Por fim, o acidificante da Kpró, o melhor produto anti-porosidade do meu arsenal de cuidados capilares. O pH desse produto é 2,2  e o brilho que ele dá no cabelo é incrível, sem contar a maciez e a sensação de cabelo disciplinado. Ja estou no terceiro frasco e não fico sem!!!





Espero que consigam aproveitar as dicas na busca do controle da porosidade. 

Beijos e até aproxima :*